INSTITUTO EDUCANDO PARA A PAZ

BEM-VINDOS À ESCOLA INSTITUTO EDUCANDO PARA A PAZ!

Projeto de Educação Ambiental Para a Paz Mundial Um Projeto de Desenvolvimento Econômico, Social, Espiritual e Humano, do IEP – Instituto Educando Para a Paz.

Notamos que, no correr dos tempos, mais e mais, os Educadores Pedagogos,quando intentam incluir na grade, a Educação Ambiental, desde a pré escola, visando a preservação do Meio Ambiente, visando a Sustentabilidade, enfrentam dificuldades, muitas insuperáveis, devido a inexistência no Brasil, de Políticas Públicas eficazes, na área da Educação no Ensino Fundamental e Médio, para a preservação do Meio Ambiente.

A boa vontade, não basta.Mesmo bem intencionados, os Pedagogos, responsáveis para o estabelecimento da grade de matérias a serem ministradas no ano letivo, é o de, determinar um ponto de início, e como desenvolver em Sala de Aula, de um conteúdo eficaz, que leve, os alunos do Ensino Fundamental e Médio, a compreenderem e aplicar os conceitos de preservação do Meio Ambiente, e da sustentabilidade do Planeta, para que não se extinga, a vida no Planeta Terra.

 

Muito mais do que isso. Educadores, por conta própria, em sala de aula, criam, dentro do planejamento que recebem dos Pedagogos, criam um outro planejamento pessoal dentro de sua unidade escolar, e assumem, por conta e risco próprio,uma grade de ensino interdisciplinar sobre o tema Meio Ambiente.Querem realizar para o bem comum da coletividade acadêmica,mas mal sabem a complexidade que é, ensinar sobre o Meio Ambiente e Preservação Ambiental. Vontade e ideais não bastam. Necessário se faz capacitação e apoio do Poder Público, para que, seja possível a execução destetipo de projeto educacional.

 

Assim sendo, o IEP – Instituto Educando para a paz, vem com esta proposta de capacitação de educadores e pais de alunos, e demais interessados, ou seja, multiplicadores, para atuarem desde a pré escola, na formação de nossas crianças, adolescentes e jovens, com o Projeto Educando Para a Paz, que inclui dois segmentos, o da prevenção ao Uso Indevido de Substâncias Psicoativas e o de Educação Ambiental, visando a sustentabilidade, tão necessária em nossos dias.

Totalmente gratuito, os Cursos do IEP, tem carga horária compatível com as necessidades antes aventadas por nós. Trabalhar desde a pré escola, com a Educação para a preservação do meio Ambiente. Para tanto estamos criando o Pólo de Educação Ambiental, no Bairro do Parque dos Eucaliptos, visando uma ação, junto as Escolas Municipais de Ensino Fundamental, e Escolas municipais de Ensino Infantil.

Neste Curso de capacitação de multiplicadores, estaremos aplicando a pedagogia sobre o que é desenvolvimento sustentável, a gestão desde a residência de cada um, dos resíduos que denominamos Lixo Doméstico, adquirindo a capacitação para determinar, a partir da Escola, as etapas de Implantação da gestão de Resíduos Sólidos, e a sua relação, no âmbito da viabilidade ambiental e econômica na execução de um Projeto de Sustentabilidade.

Sabemos que, sem sombra a dúvidas, todo Professor, que milita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, sentem-se obstados pela falta de POLÍTICA Pública eficaz, não somente para a formação acadêmica, mas que agregue no campo pedagógico, matérias de cunho capacitivo no qual, os alunos tornem-se cidadãos responsáveis pelo meio ambiente no qual vivem.

 

 

Assim sendo, devemos a este Educadores voluntariosos, ciosos de forjar valores indeléveis nos alunos que são colocados sob sua responsabilidade para serem educados, e desenvolvem por conta própria,, arcando com dispêndios financeiros próprios, visando, o desenvolvimento na Escola, de um Projeto pedagógico voltado para o meio ambiente e sustentabilidade, onde estimulam seus pupilos, os valores inalienáveis, que os capacitarão para garantirem por ações objetivas praticadas, na aplicação dos ensinamentos recebidos, visando em tudo, a preservação dos recursos ambientais naturais para a manutenção da vida, no Planeta Terra.

 

Jornalista José Carlos Pereira

 

Educador Social

 

Doutor em Comunicação.

 

LEI DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO É OBEDECIDA POR ESTADOS E MUNICIPIOS

 

6 de Outubro de 2015, 0:00 – 4 comentários

 

LEI EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Presidência da República

 

Casa Civil

 

Subchefia para Assuntos Jurídicos

 

LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999.

 

Mensagem de Veto

 

Regulamento

 

Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.